Alguma dúvida?

11 3903-0277

Segunda a sexta, 9 às 17h

Compartilhe4

Pico dos Marins - 3 dias

Serra da Mantiqueira

Piquete - SP

Apresentação Dia a Dia O que inclui? Valores RESERVAS O que levar? Condições Fotos

O Pico dos Marins, segundo ponto mais alto do Estado de São Paulo, foi escalado pela primeira vez em 1911, e é um dos poucos que consegue medir forças com o Maciço do Itatiaia e com a Serra Fina, graças a sua belíssima geografia.

Faremos um trekking passando pelo Morro do Careca e pela curiosa Pedra Equilibrada. A medida que vamos subindo as cristas da Serra da Mantiqueira, a magnífica paisagem que vai se descortinando sobre nosso olhar nos motiva: uma região de montanhas cercadas por matas preservadas onde ainda vivem muitas espécies de animais silvestres, algumas ameaçadas de extinção.

Nas partes mais altas, estaremos em meio a Campos de Altitude, um ecossistema interessante onde as espécies sofreram adaptações para poderem sobreviver em condições muitas vezes duras, como frio intenso e períodos de estiagem.

Acamparemos no cume do Marins a 2.420m de altitude em um local completamente selvagem. A vista é de 360° com vista para o Vale do Paraíba, Minas Gerais e diversas serras no entorno.

O nascer e o pôr do sol dispensam comentários, pois podemos ver o Sol brilhar acima das nuvens! De noite, a Lua cheia ou um céu estrelado são um espetáculo a parte.

"Um desafio para chegar ao cume de uma das montanhas mais selvagens da Serra da Mantiqueira."

Próximas saídas

17 a 19/06/2016

Fim de Semana

05 a 07/08/2016

Fim de Semana

ñ


Roteiro resumido

1° dia - Check-in na pousada indicada, acomodação e pernoite.

Alimentação: Nenhuma l Caminhada: Nenhuma.

2° dia - Café da manhã na pousada. Deslocamento até o local de inicio do trekking. Subida ao cume do Pico dos Marins - 2.420m. Acampamento, jantar e pernoite.

Alimentação: Café da manhã, lanche trilha e jantar l Caminhada: 6 km ~ 6 horas.

3° dia - Despertar bem cedo para contemplar o nascer do Sol. Café da manhã na montanha. Descida do Pico dos Marins. Banho, almoço e fim dos nossos serviços.

Alimentação: Café da manhã e almoço l Caminhada: 6 km ~ 5 horas.

Para ver o roteiro detalhado clique na aba "Dia a dia".

ñ


Nossos roteiros de trekking são realizados em um formato clássico de expedição, montanhismo da forma mais pura. Os integrantes do grupo participam ativamente de todas as tarefas, do inicio ao fim da jornada. Esse formato potencializa o aprendizado, a troca de experiências e o ganho de autonomia para futuras expedições. Ao mesmo tempo que você contribui para uma conquista comum ao grupo, você supera os seus próprios desafios, tendo o mérito pelas suas conquistas individuais. Nossos guias atuam como facilitadores deste processo, mas quem conquista a montanha é você!

ATENÇÃO: Toda estrutura coletiva como barracas e alimentação, será distribuída para ser carregada por todos os membros da expedição.

Guia nessa expedição: Thomas Geisendorf, montanhista à mais de 20 anos, é atualmente um dos guias de trekking mais experientes do Brasil.

Grupo mínimo de 4 e máximo de 12 pessoas.

ñ

     

Características

Para chegar ao cume do Pico dos Marins é preciso vencer uma trilha de 6 km com um desnível de quase mil metros. A caminhada é íngreme, por terrenos acidentados e alguns trechos expostos a altura. Há pequenos lances de escalada, mas sem grandes dificuldades (não precisa saber escalar).

 

Atividades

Trilha em mata atlântica, montanhismo, observação de fauna e flora.

     

Localização

Ver mapaþ

O Pico dos Marins está localizado na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os Estados de São Paulo (Piquete) e Minas Gerais (Marmelópolis), a cerca de 210 km da capital paulista.

 

Distância e tempo médio de viagem

São Paulo: 250 km (Marmelópolis)  l  4,5h

A partir de São Paulo o acesso é feito pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116) até o município de Lorena (SP) onde seguiremos pela Rodovia Lorena / Itajubá (BR 459). Depois de Piquete segue-se por estrada de terra até o ponto onde se inicia a caminhada.

     

Clima

Clima seco, com temperatura média anual de 22°C. Mas no inverno as temperaturas podem chegar a mais de 5 graus negativos, com altas variações de temperatura durante o dia. O Sol, mesmo no inverno é forte. Períodos de chuva no verão e seca no inverno.

 

Melhor época

Abril a setembro, período que chove menos e o céu fica mais limpo garantindo vistas espetaculares. Nesta época, as temperaturas são mais amenas, o que torna o período ideal para as caminhadas.

     

Percurso  e  dificuldade

1° dia: 0 km

2° dia: 6 km ~ 6h

dia: 6 km ~ 5h

 

Percurso total: 12 km

Tipo: Trekking

Dificuldade (1 a 10): _ 7  Intenso _

Altitudes: é.2.420m (max)  l  .ê.1.541m (min).

Desnível: 879m

 

Indicação

Devido a grande exigência física, é necessário um bom condicionamento físico.

Idade mínima: 18 anos.

Não é indicado para portadores de acrofobia (fobia de altura).

ñ


Regionalidade e curiosidades

◊  A rica biodiversidade da mata atlântica.

◊  Nas partes mais altas, estaremos em meio a Campos de Altitude, um ecossistema interessante onde as espécies sofreram adaptações para poderem sobreviver em condições muitas vezes duras, como frio intenso e períodos de estiagem.

ñ

topo da página


Ecoturismo Brasil Ltda - Todos os direitos reservados ®